A Cáritas Diocesana de São Raimundo nonato comemora 15 anos de fé e vida na memória do Povo.

13 FEV 2015
13 de Fevereiro de 2015

Nesta última sexta-feira, 13/02/2015 foi realizada a festa celebrativa de 15 anos da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, no espaço do salão Paroquial da Igreja Catedral. A festa contou com uma programação que destacou a caminhada dos 15 anos da Cáritas com apresentação das diversas manifestações religiosas das comunidades que a Cáritas atuou e atua no território Serra da Capivara, com a roda dos anciões e anciãos que participaram do Museu vivo, trazendo a memória de como a Cáritas chega a suas comunidades, a contribuição das pessoas que já passaram pela Cáritas fazendo uma retrospectiva dessa trajetória: Iran Morais, que esteve nos primeiros passos da Cáritas, Filomena Neiva, professora que participou do projeto Fecundação em Coronel José Dias, João Evangelista, da Cáritas Regional do Piauí que também esteve nos primeiros passos de Cáritas, Dom João Santos, Bispo Diocesano e presidente da Cáritas, Hildebrando Pires, coordenador executivo da Cáritas Diocesana e Sueli Rodrigues, socióloga que acompanhou esta caminhada. A participação de algumas lideranças das comunidades onde Cáritas atua, falaram do perfume, dos resultados que a Cáritas deixa em suas vidas, em suas comunidades através do diversos projetos desenvolvidos, como: vida e dignidade no sertão piauiense, Cidadania no mundo das letras, Projeto Cisterna Calçadão, Piaj, Fecundação, Programa P1+2, dentre outras ações. Houve um momento simbólico de agradecimento as diversas mãos que construíram essa caminhada de 15 anos, a Cáritas construída por muitas mãos, foi o momento de reunir todas as pessoas que já passaram e as que estão na Cáritas atualmente.

No final da tarde foi realizada a missa celebrativa dos 15 anos, presidida por Dom João Santos e concelebrada por padre Anchieta Arrais, vice- presidente da Cáritas, Padre Maninho e Frei Rogério. Durante a missa, Dom João Santos fez o lançamento da campanha “Uma Família Humana, pão e justiça para todas as pessoas” campanha contra fome no mundo da Cáritas Brasileira, onde todos os presentes participaram do gesto erguendo a lembrança de 15 anos que é a cumbuca da campanha.

A noite, a festa do povo iniciou-se com a abertura da exposição: Cáritas: Fé e vida na memória do povo, em seguida, apresentações culturais como: Folia de Reis do grupo Culturart, roda de São Gonçalo dos  alunos do SESC Ler e dança afro, do grupo Afro-vermelho, música com Marcos La Pher Si e o ensaio dialogado, Netinho dos teclados e músicos do culturart. E a festa foi alegre, em clima intenso de encontro e reencontro, de memórias e renovação da mística e espiritualidade da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato com seus povos.