CF 2018: Paróquia Catedral de São Raimundo Nonato promove simpósio com o tema Fraternidade e Superação da Violência

14 MAR 2018
14 de Março de 2018

A Paróquia Catedral de São Raimundo Nonato promoveu na noite desta terça-feira (13), no auditório do Centro Diocesano Dom Inocêncio o 1º Simpósio sobre a Campanha da Fraternidade 2018, que este ano tem como tema Fraternidade e Superação da Violência, com objetivo de discutir os diversos tipos de violência no município e os meios para superá-los.

O simpósio contou com a presença do bispo diocesano Dom Eduardo Zielski, que abordou o tema Educação e Família como meios para superar a violência. De acordo com ele o evento teve resultado positivo e a Diocese de São Raimundo Nonato deve promover outros encontros semelhantes para debater a superação da violência e até mesmo outros assuntos.

Participaram como convidados o Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato Ítalo Márcio Gurgel de Castro, a Promotora de Justiça Gabriela de Almeida Santana, responsável pela 2ª e 3ª Promotorias de Justiça da comarca, e o Capitão Ivanaldo Santos Silva Subcomandante do 11º Batalhão da Polícia Militar no município.

O Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato Ítalo Márcio Gurgel, participou do seminário e afirmou que a violência tem se desenvolvido em diversos aspectos, na família, no trânsito, e a sociedade tem falhado em alguns pontos cruciais para superá-la. Para ele um dos principais problemas está na base da sociedade, ou seja, na família.

Para a Promotora de Justiça Gabriela Santana, responsável pela 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de São Raimundo Nonato, a violência não deve ser resolvida somente com investimentos em segurança pública, é necessário investir em educação, saúde, assistência social, saneamento básico e outras, pois são estas políticas públicas que vão garantir os direitos sociais.

O Capitão Ivanaldo Santos Silva Subcomandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de São Raimundo Nonato declarou, que somente o trabalho repressivo da polícia nas ruas não diminui a violência, por isso é preciso desenvolver um trabalho preventivo na base, na família, com a criança e o adolescente. Para isso, ele aposta em programas sociais.

A Campanha da Fraternidade 2018 tem como tema: “Fraternidade e superação da violência”, e como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”. O objetivo geral da campanha deste ano é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Diocese de São Raimundo Nonato