Perícia Técnica identifica áreas Impactadas pela Mineração e Desmatamento

15 MAR 2015
15 de Março de 2015

Representantes das associações do Morro do Mel, Quilombo Lagoas, Onça e da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, estiveram reunidos nesta semana com o promotor da vara ambiental da comarca de São Raimundo Nonato, Vando Marques, para visita técnica de perícia do inquérito que apura as pesquisas mineralógicas e extração de madeira realizadas nas áreas do corredor ecológico e comunidades quilombolas localizadas no sul piauiense.

A perícia é resultado das manifestações do 4º Grito do Semiárido que ocorreu em outubro de 2014 com objetivo de chamar atenção para os impactos sociais, culturais e ambientais provocados pela chegada de empresas de mineração e extração de madeira em território piauiense. O movimento ganhou destaque com o documentário ‘O Semiárido Grita’, produzido por alunos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, realizado pelo Instituto Comradio com apoio da Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras.

O engenheiro ambiental Faruk Morais também acompanhou a perícia de identificação dos locais onde acontece pesquisa mineralógica e extração de madeira. O perito visitou as áreas impactadas das comunidades Angical, Flores, Lagoa do Meio e Morro do Mel e constatou a presença dos poços de sondagem, áreas desmatadas e construção de fornos de carvoarias. Moradores da região prestaram depoimentos para anexar ao parecer técnico entregue para a promotoria ambiental dar andamento aos processos.

Fonte: Elaine Gomes