Menu

Fórum de Convivência com o Semiárido realiza Ato Público em comemoração ao Dia Mundial da Água

20 MAR 2015
20 de Março de 2015

De 15 a 22 de março é comemorado, em todo o mundo, a Semana da Água, período importante para refletirmos sobre a situação da Água no Planeta e sua importância para a vida. Nesta sexta-feira, 20, para celebrar o Dia Mundial das Águas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças comunitárias e as organizações que fazem parte do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizarão um Ato Público na Praça da Liberdade, em Teresina.

O Ato tem o objetivo de chamar a atenção da população para o uso racional da água, denunciar a falta de assistência por parte do governo em relação à situação hídrica no semiárido piauiense, além de comemorar o trabalho realizado pelo Fórum para a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no semiárido do Estado. O evento terá início com um café da manhã e uma mística, e seguirá durante toda a manhã com falas de representantes do Fórum de Convivência com o Semiárido, participantes e convidados.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) já construiu cerca de 50 mil cisternas caseiras (16 mil litros) e mais de 10 mil tecnologias destinadas à produção de alimentos. Somando todos os implementos, as ações da Asa Brasil já possibilitaram acesso a água de qualidade a mais de 200 mil famílias somente no Piauí.

Dezessete entidades da Sociedade Civil compõem o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, são elas: Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Cáritas Diocesana de Oeiras, Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Celta), Centro de Formação Mandacaru, Cootapi e Associados, Escola de Formação Paulo de Tarso, Obra Kolping do Piauí, Comunidade Kolping de Pedro II, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Centro de Formação e Educação Ambiental Peixe que Ronca, Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), Centro de Formação Educacional para a Convivência com o Semiárido (CEFESA), Capoeira de Quilombo, Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Programação

·         07h00minà Café da Manhã Comunitário

·         08h00minà Mística cultural de abertura

·         08h30minà Fala do Fórum (Situação Hídrica no Semiárido Piauiense)

·         09h00minàDepoimentos; primeira água e segunda água: produção, sementes, vídeos etc.;

·         10h00minà Fala dos convidados (Agespisa, Assembléia Legislativa, Semar, INCRA, Governador, SDR, Embrapa, UFPI, IFPI, Emater/PI, MDA, Seduc, Arcebispos, APPM;

·         11h00minàMística de envio e mensagem final do Fórum (Carta da água).

·         11h30minàEncerramento 

Voltar

Diocese de São Raimundo Nonato - PI

CNBB - Regional Nordeste 4